Coroas Não-circulares Deixaram Boa Impressão

Minha primeira impressão em relação às coroas não-circulares foi a pedalada muito mais suave, exatamente ao contrário do que eu esperava. É verdade que alguma adaptação é necessária, mas a percepção é de que a ovalidade das coroas induz a uma pedalada mais redonda, logo, mais eficiente – aprovadas. Me senti mais forte, o que é um segundo benefício de utilizar estas coroas.

A idéia por trás das coroas não-circulares é maximizar a parte do ciclo da pedalada onde mais força é produzida pelo ciclista (a parte mais larga da coroa = similar a utilizar uma coroa maior) e minimizar o esforço realizado no ‘ponto-morto’ da pedalada (a parte mais curta da coroa = similar a utilizar uma coroa menor). A figura abaixo é um exemplo de uma coroa com 52 dentes não-circular que corresponde em tamanho a coroas circulares entre 48 dentes e 56 dentes (a correspondência dependerá do grau de ‘ovalidade’). Sabendo estas informações e tendo experimentado as coroas penso por que elas não são mais difundidas. Há alguns empecilhos, já vi casos onde é necessário adaptar o câmbio dianteiro, logo a instalação e acerto das marchas pode ser complicado em algumas situações. Um grande empecilho é o preço, com alguns modelos custando mais do que USD 280. Com a maior popularidade, porém, há algumas marcas mais novas e com o custo menor.

oval ring example

BENEFICIOS: pedalada mais eficiente (menor consumo de oxigênio, menor acumulo de ácido-lático, batimento cardíaco mais baixo); customização do ângulo (em alguns modelos)

DESVANTAGENS: custo para troca da coroa; ajuste ideal das marchas pode ser difícil e em alguns casos necessitar adaptação do câmbio dianteiro

AS MARCAS MAIS FAMOSAS DO TOUR

Osymetric USA (http://www.osymetricusa.com/) – indica ganhos de 7% a 10% em watts e 10% menos acumulo de ácido-lático. O site da empresa traz alguns estudos comparando coroas circulares às coroas não-circulares: metabolismo aeróbico , em subidas, potência and outros. O preço de venda sugerido no site da Osymmetric é de USD 149.99 para uma coroa grande de 52 dentes (pratão) e USD 139.99 para uma coroa pequena (pratinho de 38 dentes).

ROTOR Bike Components (http://rotorbike.com/) – A companhia espanhola lançou o Q-ring em 2005. A Rotor afirma que, em testes, seu modelo QXL mostrou ganhos de 1.6 segundos para um ciclista de elite num contra-relógio de 1km, comparado a ganhos de 1.6 segundos e 1.8 segundos alcançados com rodas aero de 60mm. Além da ovalidade as coroas tem o ‘ajuste ótimo de posição’ (OCP) em 4 posições diferentes para estilos e necessidades diferentes. Os preços no site da R&A Cycles vão de USD 149 a USD 188 para um coroa grande e cerca de USD 90 para uma coroa pequena.

HISTÓRICO

Ogival, Le Plateau de Bernard Hinault, tornou-se especialmente conhecido pelo ciclista Mass van Beek que bateu o recorde da hora utilizando uma coroa Ogival de 70 dentes, de acordo com ovalchainrings.com (http://www.ovalchainrings.com/index.html). A forma bastante radical do prato é de notar-se ao longe e certamente dará bastante assunto nos grupos de pedal. O site da marca (http://www.ogivalring.com/) tem videos interessantes, porém todos em francês, há um video que vale a pena assistir chamado ‘Les Plateaux Ovalises à la Loupe’ onde é demonstrada a eficiência do movimento circular do Ogival comparado a outras coroas não-circulares (Biopace Shimano, Polchlopeck, harmonica e Stern). Uma coroa no site sai por cerca de EUR 70 a EUR 117.

noncircular rings comp

OUTRAS MARCAS

Doval – marca coreana (www.doval.me) que oferece modelos para mountain bike e speed, estrada e aero, e inclui um ajuste de 5 graus MicroOCP. Na posição 1 com a menor inércia (similar a aumentar o ângulo do acento) e na posição 5 com a maior inércia (similar a reduzir o ângulo do acento – como nas posições de triathlon e contra-relógio – recrutando mais os membros posteriores das pernas). No site da Amazon UK um par sai por GBP 99 e no eBay uma coroa pode sair por cerca de EUR 30. Esta é a marca que experimentei, devido ao custo menor. Inicialmente instalei um par 52\39 na minha bicicleta de triathlon, posteriormente troquei para um par 54\40.

Absolute Black – (http://www.absoluteblack.cc/) Oferecem modelos para mountain bike e speed iniciando a USD 55. Uma coroa aero de 50 dentes sai por USD 165.

Dual-Oval– (www.dual-oval.com) Projetados na França com ajuste OCP de 3 níveis. O preço de um par é EUR 115 no site da empresa.

Proval Bike Components – marca do recordista Maas van Beek. (http://eng.provalbike.com/). Não há muitas informações sobre preço e disponibilidade no site, porem há uma lista de distribuidores. A empresa mostra coroas de até 54 dentes e 25% de ovalidade, o que corresponde, na parte mais larga, a uma coroa circular de 60 dentes.

VIDEOS

Chain Reaction Cycles testa o Absolute Black para mountain bikes:

Como de costume, a GCN tem vídeos interessantes sobre os principais assuntos:

Artigo: http://www.competitivecyclist.com/learn/the-curious-case-of-osymetric-chainrings.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s