Já foi provado que o consumo de beterraba antes do exercício mantem o nivel de oxigênio mais alto dado o mesmo esforço. Num sprint de 1.8km um estudo mostrou um aumento de 5% da velocidade, após a administração de beterrabas. Nada mal.
Inicialmente vou mostrar como eu consumo minha porcão diária de beterrabas, mas para os cientistas de plantão, ao fim do post ha algumas informações bem interessantes sobre o consumo de beterraba.
Tomo suco de beterraba todos os dias pela manha, especialmente antes dos treinos. Para tornar o processo mais pratico e compro um maco de beterrabas orgânicas e nos finais de semana faco um sumo concentrado com beterrabas e alguns ingredientes extras: couve (ou outras folhas verdes e vegetais com altos níveis de nitratos), açaí em pó, espirulina e outros. Congelo as porcões para uso individual.
Durante a semana eu simplesmente pego uma porcão e bato no liquidificador com água (ou água de coco) e mais alguns ingredientes extras como banana, aveia, uvas passas, tâmaras, mel, ou o clássico – Beterraba, Cenoura, Laranja. A porcão de água vai depender da consistência preferida.
SUGESTÕES DE PREPARAÇÃO E CONSUMO:
1 – INSUMO BASE CONCENTRADO: Beterraba + algum vegetal verde escuro + água o suficiente só para fazer uma pasta
2 – SUCO FEITO COM A BASE:
- treinos curtos = Base de Beterraba + água + banana
- treinos longos = Base de Beterraba + água + aveia + banana + açúcar mascavo
Na sequencia ha uma serio de dados do site do Dr. Greger (free nutrition newsletter at http://www.nutritionfacts.org/subscribe)
Quais outros vegetais podem complementar esta poção magica? o nitrato contido na beterraba é o principal responsável pelo uso mais eficiente de oxigênio pelo corpo. Outros vegetais que contem um alto nível de nitratos são, nesta ordem: rúcula, ruibarbo, salsa, e manjericão.
Suco de beterraba reduz a pressão arterial:
Suco de beterraba melhora o uso de oxigênio pelos músculos:
<https://www.youtube.com/channel/UCddn8dUxYdgJz3Qr5mjADtA>